segunda-feira, 4 de março de 2013

Pérolas

Para a felicidade da maioria das pessoas, que assim como eu, amam e apreciam lindas pérolas.
Elas nunca saíram da moda. 
Elas sempre foram um grande ícone feminino, pois não existem joias masculinas com pérolas. 

Elas são exclusivas das mulheres! Você já deve ter reparado que há pérolas maiores, menores, algumas bem redondas, outras compridinhas. São todas formadas no interior de ostras (águas salgadas) ou mexilhões (água doce). 




Bem, vou falar de algumas:


Pérolas Akoya – São as mais tradicionais, redondas, até 7 milímetros de diâmetro. De água salgada, são cultivadas na sua maior parte no Japão, mas também podem ser encontradas em mares da Coréia, China e Sri Lanka. Há várias cores e tons, como o dourado, azulado, acinzentado e rosado, mas a maior parte é branca. 




Pérolas do Tahiti - Geralmente, quando alguém fala de pérola negra está se referindo às Pérolas do Tahiti. São redondas, de tamanhos que vão de 8 milímetros a 14 milímetros de diâmetro – mas podem ser maiores. Têm tons escuros: verde escuro, azul petróleo, cinza grafite e até roxo. 




Pérolas de Água Doce – São as pérolas cultivadas em água doce, sejam rios ou lagos. 
Os tamanhos são variados e as cores também. Há quem as chame de Pérolas Biwa porque eram, a princípio, produzidas no lago japonês Biwa. Foi o Japão e suas Biwa que tornaram as pérolas de água doce conhecidas mundialmente. Mas hoje, é a China o maior produtor mundial. 




Pérolas Barrocas – São todas as pérolas sem forma geométrica definida. Ou seja, são todas aquelas que, durante o cultivo, não saíram conforme o esperado e não atingem 75% de esfericidade. Portanto, elas podem ser de água doce ou salgada e de uma ampla gama de cores e tons.







A pérola shell - são compostas internamente de madrepérola (concha do molusco) consequentemente de um material orgânico marinho e de valor agregado maior. A madrepérola é de material orgânico dos moluscos (concha) e bastante utilizada na confecção de jóias, tem a mesma composição da pérola e são produzidas pelas ostras bivalves, as ostras que são encontradas no pacífico sul são grandes, e são delas que se tira a maior parte da madrepérola encontrada no mundo para a confecção de joias.




E vc tb gosta de pérolas? Qual é a sua preferida? Me conta!



Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário